Obras do Metrô em Salvador: Entenda o Impacto no Canela e a Parceria com a UFBA

As obras de expansão do metrô de Salvador seguem avançando e uma das grandes novidades é a implantação de uma nova estação na região do Campo Grande. A iniciativa, que integra o projeto de extensão da linha Lapa, Campo Grande, tem impacto direto no bairro do Canela, especialmente na área da Escola de Teatro da UFBA.

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pela execução da obra, propôs a construção de um poço de ventilação, o chamado “respiradouro”, em uma parte do estacionamento da Escola de Teatro. Em contrapartida, a CTB se comprometeu a finalizar a obra do prédio anexo da Escola, paralisada há cerca de oito anos. O investimento estimado para essa contrapartida é de aproximadamente 11 milhões de reais.

Estação no Campo Grande e Túnel de Manobra

Embora a estação seja instalada no Campo Grande, o projeto inclui um túnel subterrâneo de manobra para os trens que se estenderá até a Rua Araújo Pinho, no Canela, justamente onde está localizado o estacionamento da Escola de Teatro. A escolha do local se deu por critérios técnicos e urbanísticos, sendo considerada a alternativa mais orgânica e viável para viabilizar a ventilação e a manutenção do trecho final do túnel. Esse túnel, que operará a cerca de 60 metros de profundidade, também servirá como ponto estratégico para futuras ampliações rumo à Graça e à Barra.

Projeto de Engenharia e Preservação Patrimonial

Desde o início das tratativas, a comunidade acadêmica tem atuado para garantir que a obra respeite o patrimônio arquitetônico da Escola de Teatro. A proposta da CTB passou por revisões após questionamentos da UFBA. O novo projeto, além de garantir o término do prédio da Escola, prevê um estacionamento elevado com 24 vagas, sendo 2 delas de acessibilidade, ampliando a capacidade atual. A preservação dos muros e a estética do entorno também serão respeitadas. Além disso, a UFBA manterá total controle sobre a aprovação e acompanhamento dos projetos, garantindo a segurança estrutural e a integridade do espaço.

Compromissos e Garantias

A proposta da CTB inclui a assinatura de um contrato formal com a UFBA, com acompanhamento da Procuradoria Jurídica da universidade, assegurando todas as condições para a execução das obras. O protocolo de intenções inicial será substituído por um acordo definitivo, que detalhará prazos, obrigações e contrapartidas. A CTB já possui todas as planilhas orçamentárias e informações técnicas repassadas pela SUMAI e se comprometeu a listar no edital o prazo máximo para a entrega do prédio da Escola de Teatro em até 24 meses, com a possibilidade de conclusão em 16 meses.

Cronograma das Obras

A previsão para a conclusão das obras do prédio da Escola é de até 24 meses, podendo ser finalizada em 16 meses, segundo estimativas da CTB. Já a obra do metrô como um todo deve levar cerca de 40 meses. A expectativa é que o edital de licitação seja lançado ainda em junho de 2025 e que em até 90 dias a empresa vencedora esteja definida. A construção do respiradouro e a retirada de terra utilizarão o estacionamento temporariamente, mas a conclusão dessa parte poderá ocorrer antes do fim total da obra do metrô.

Um Projeto com Repercussões para Todo o Bairro

A obra não apenas trará mais mobilidade à população, como também permitirá a retomada das atividades da Escola de Teatro no Canela, um antigo desejo da comunidade acadêmica e da vizinhança. Com a presença de uma nova estação tão próxima, o bairro do Canela ganha ainda mais relevância no mapa urbano da capital.

A AMOCANELA acompanha atentamente os desdobramentos desse processo, sempre atenta aos impactos e benefícios para a comunidade local. Continuaremos informando sobre as etapas da obra e promovendo o diálogo com os moradores, instituições e órgãos responsáveis.


Deixe um comentário