Sobre o Canela

O bairro do Canela está situado próximo ao centro da cidade, fazendo fronteira com o Campo Grande, a Graça, a Federação e a Vitória.

Aqui, concentram-se grandes colégios, a Reitoria da Universidade Federal da Bahia com algumas das suas principais unidades e o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, que foi construído em 1948.

O Canela tem origem rural e chamava-se Roça do Canela, pertencente a membros da família Pereira de Aguiar, sendo possível, ainda nos anos 40, ver vacas pastando no local. A ocupação começou após a construção da casa do Barão do Sauípe e, nas primeiras décadas do século XX, surgiu o Colégio Nossa Senhora da Vitória (Maristas), atual Reitoria da Instituto Federal da Bahia.

Suas ruas principais convivem diariamente com um fluxo intenso de veículos, graças à grande quantidade de clínicas, laboratórios, centros médicos e hospitais, além de abrigar diversos campi da UFBA, contrastando com a tranquilidade de algumas vias secundárias, totalmente residenciais.

O canela é um bairro muito bem dotado de serviços, que respira cultura, lar das tradicionais Escolas de Teatro e Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, e que mistura uma arquitetura de casarões antigos com prédios modernos de classe média.

Desde 1960, o Canela já era reconhecido como um dos 32 bairros oficiais da Cidade do Salvador pela Prefeitura Municipal (Lei Municipal nº. 1.038/1960).

Em 2017, o número de bairros oficiais da cidade subiu para 163 com a aprovação da Lei Municipal nº. 9278/2017 e o Canela se manteve incluído nesta listagem.

Imagem do Anexo Único da Lei nº. 9278/2017 que delimita oficialmente o bairro Canela

De acordo com a referida lei, o bairro Canela encontra limites no contorno do Vale do Canela (Avenida Reitor Miguel Calmon) até o Centro Médico do Vale; final da Rua Padre Feijó com a Ladeira do Campo Santo; Cruzamento da Rua Baronesa de Sauípe com a Rua João da Botas; Cruzamento da Rua Baronesa de Sauípe com a Avenida Araújo Pinho e Avenida São Jorge (Viaduto que dá acesso do Vale do Canela ao Campo Grande).

Referências:

Site Cultura Todo Dia <CANELA>

Site Brasil 247 <Salvador passa a ser dividida oficialmente em 163 bairros>

Site Leis Municipais <LEI Nº 9278/2017>