Programa Bairro Seguro

O Programa Bairro Seguro tem como principal objetivo desenvolver uma série de protocolos de segurança e também criar uma rede de monitoramento remoto a partir da instalação de câmeras com tecnologia wi-fi integrada que serão estrategicamente posicionadas nas ruas do bairro, além de melhorias na iluminação com a finalidade de coibir ações criminosas e devolver à comunidade a sensação de segurança.

O programa, criado em março de 2021 pela Assembleia Geral da AMOCANELA, e regulamentado pela Resolução nº. 006 da Diretoria Executiva já monitora remotamente 04 (quatro) localidades do bairro.

Conselho de Segurança

Reunião do Conselho realizada em abril de 2021

Para auxiliar na proposição e criação das metas a serem executadas pelo Programa, a Diretoria Executiva também criou uma Comissão Especial denominada Conselho de Segurança da AMOCANELA composta atualmente por dois diretores, dois representantes do comércio local e dois síndicos.

São eles:

Aureslindo Pires – Conselheiro Fiscal da AMOCANELA e Coordenador da Comissão / 1º Conselheiro

Pedro Araújo – Presidente da AMOCANELA e 2º Conselheiro

Marcel Teixeira – Subsíndico do Condomínio Coletânea Vale do Canela e 3º Conselheiro

Edmundo Miranda – Síndico do Condomínio Vale do Canela e 4º Conselheiro

Daniel Prado – Representante da Clínica Vida e 5º Conselheiro

Lúcia Pimenta – Representante do Restaurante Canela com Pimenta e 6ª Conselheira

De modo que, o conselho ou comissão tem como objetivo elaborar e sugerir medidas para a execução da Política de Segurança do Bairro Canela, zelar pela efetivação de ações voltadas à prevenção da violência e ao combate à criminalidade, gerir, fiscalizar, acompanhar e avaliar a aplicação de recursos e o desempenho dos programas e projetos financiados pela AMOCANELA no campo da segurança e cooperação com as polícias Civil e Militar.

A SEGURANÇA é prioridade absoluta nesta gestão da AMOCANELA, por isso vamos investir nosso tempo e recursos para melhorar os condições do bairro, neste aspecto, e devolver a sensação de segurança à nossa comunidade. O Conselho de Segurança foi criado justamente para termos um órgão deliberativo e consultivo exclusivo para tratar sobre o tema e direcionar as ações da Diretoria Executiva.

Aureslindo Pires – Coordenador do Conselho

O Conselho também conta com o apoio do Comando da Polícia Militar do 18º Batalhão de Salvador e também com a 1ª Delegacia Territorial dos Barris responsáveis pelo policiamento e registros de ocorrências da nossa região.

Financiamento Coletivo

Atualmente, a AMOCANELA vem buscando apoio de condomínios, estabelecimentos e pessoas, associados ou não, para colaborar com o financiamento coletivo para contratação do projeto de segurança.

O projeto de segurança, que será elaborado levando-se em conta as demandas e peculiaridades do bairro Canela, foi pensado durante as Rodadas de Debates sobre Segurança Privada realizadas entre 2020 e 2021 pela AMOCANELA.

Exemplos de sucesso na questão da segurança privada, as associações do Horto Florestal e Cidade Jardim contrataram o projeto com a finalidade de executar seus respectivos planos de implantação da segurança privada nos bairros.

Cada bairro possui suas peculiaridades, por isso, a contratação do projeto de segurança antes de orçar os custos efetivos com a segurança privada é fundamental, ele servirá de bússola para a execução das etapas de melhoria da segurança no bairro que irá desde a instalação de monitoramento remoto e melhorias na iluminação até a terceirização de pessoal fardado.

Pedro Araújo, Presidente da AMOCANELA

Quem já contratou, não se arrepende. É o caso da Síntia Borges, Presidente da ACCJ (Cidade Jardim), foi ela, inclusive que sugeriu a contratação do Projeto pela AMOCANELA. Convidada em umas das rodadas de debates sobre segurança ela disse que

O projeto lhe garante uma atuação técnica no momento da execução do programa de segurança do bairro. Nós que somos leigos temos a tendência de achar que apenas uma boa e bem posicionada câmera já garante uma certa segurança, mas há outros aspectos como, por exemplo, uma iluminação eficiente e bem posicionada, capacitação de pessoal e outros equipamentos de segurança, como botão de pânico e rádios comunicadores, que passam a integrar de maneira organizada esta rede. Por isso, a assessoria é fundamental. Com o projeto pudemos implantar todas as etapas planejadas de maneira eficiente e consistente.

Síntia Borges, Presidente da ACCJ

Na Assembleia Geral Extraordinária da AMOCANELA realizada em março de 2021, foi aprovada uma recomendação de contratação do Projeto de Segurança a ser realizado pelo Sr. Jodson Edginton, especialista na área de segurança privada. A ideia é convencer os Condomínios e Estabelecimentos comerciais do Canela, associados ou não, a financiar os custos da contratação do projeto.

Muita gente está confundindo projeto com a contratação da segurança. O que estamos fazendo, é arrecadar fundos para o financiamento do projeto para que o mesmo em mãos possamos convencer a nossa comunidade de que o melhor que temos a fazer é a contratação da segurança privada no bairro

Pedro Araújo, Presidente da AMOCANELA

Ainda segundo o Presidente da AMOCANELA, a associação já conseguiu arrecadar mais de 70% (setenta por cento) do valor total, orçado em torno de R$ 7.000,00 (sete mil reais) e muitos condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro ainda não colaboraram.

Por isso, você leitor, procure saber se o seu condomínio já contribuiu. Se não, cobre do seu(ua) síndico(a) este apoio. Pessoas físicas também podem colaborar com qualquer valor.

Considera a segurança prioridade para você e sua família? Então ajude a AMOCANELA a alcançar a meta para contratação do projeto de segurança.