Cinema da UFBA estreia documentário sobre Zuenir Ventura e recebe sessão com debate

Programação de 22 a 28 de outubro também reúne filmes sobre Gonzaguinha, redes sociais, suspense e ficção científica. Sala funciona no Pavilhão de Aulas do Canela.

O Cinema da UFBA inicia nesta quinta-feira, 22 de outubro, uma nova programação no Vale do Canela. A grade reúne seis atrações, incluindo a estreia do documentário “Mestre Zu”, sobre o jornalista e escritor Zuenir Ventura, e uma edição do projeto Cinema e Psicanálise com exibição seguida de bate-papo.

As sessões regulares estão concentradas nesta quinta, na segunda, na terça e na quarta-feira. A programação oficial não apresenta sessões no Cinema da UFBA para sexta-feira, sábado e domingo nesta semana.

Documentário revisita trajetória de Zuenir Ventura

Dirigido por Zelito Viana, “Mestre Zu” parte de um encontro na casa do cineasta para recuperar memórias e episódios da trajetória de Zuenir Ventura.

Jornalistas, familiares e amigos que conviveram ou trabalharam com o escritor participam do documentário, que relaciona a carreira de Zuenir a acontecimentos da história recente do Brasil.

O filme será exibido às 14h25 nesta quinta, segunda e terça-feira. Na quarta-feira, a sessão começa às 13h30. A classificação indicativa é de 12 anos.

Filme aborda denúncias contra o Facebook

Outra estreia é “O Outro Lado das Redes”, dirigido por Aaron Sorkin e estrelado por Mikey Madison, Jeremy Allen White e Jeremy Strong.

A produção acompanha a engenheira Frances Haugen e o repórter Jeff Horwitz em uma investigação sobre informações internas do Facebook. O filme tem classificação de 14 anos e será exibido às 17h50 na quinta, segunda e terça. Na quarta-feira, começa às 17h.

Cinema e Psicanálise terá bate-papo

Na quarta-feira, 28 de outubro, às 19h, o público poderá assistir a “Perto do Sol é Mais Claro” em uma edição do projeto Cinema e Psicanálise.

A atividade reúne a exibição do filme e um bate-papo após a sessão. A obra tem duração de 1h45 e classificação indicativa de 12 anos.

Gonzaguinha e outros filmes completam a grade

O documentário “Gonzaguinha, da Maior Liberdade”, dirigido por Susanna Lira, permanece em cartaz. A obra recupera a trajetória de Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior e sua importância para a música e a memória democrática brasileira.

Também continuam na programação “Verity”, suspense com Anne Hathaway e Dakota Johnson, e “Digger”, dirigido por Alejandro González Iñárritu e estrelado por Tom Cruise.

Confira os horários

Quinta-feira, 22 de outubro

  • 13h: Gonzaguinha, da Maior Liberdade
  • 14h25: Mestre Zu
  • 15h45: Verity
  • 17h50: O Outro Lado das Redes
  • 19h50: Digger

Segunda-feira, 26 de outubro

  • 13h: Gonzaguinha, da Maior Liberdade
  • 14h25: Mestre Zu
  • 15h45: Verity
  • 17h50: O Outro Lado das Redes
  • 19h50: Digger

Terça-feira, 27 de outubro

  • 13h: Gonzaguinha, da Maior Liberdade
  • 14h25: Mestre Zu
  • 15h45: Verity
  • 17h50: O Outro Lado das Redes
  • 19h50: Digger

Quarta-feira, 28 de outubro

  • 13h30: Mestre Zu
  • 14h50: Verity
  • 17h: O Outro Lado das Redes
  • 19h: Cinema e Psicanálise apresenta Perto do Sol é Mais Claro, com bate-papo

Serviço

O quê: programação do Cinema da UFBA
Período: 22 a 28 de outubro de 2026
Local: Pavilhão de Aulas do Canela, Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela
Referência: ao lado das faculdades de Educação e Administração da UFBA
Contato: (71) 99940-1493
Ingressos: bilheteria ou plataforma indicada pela Saladearte
Fonte: programação oficial da Saladearte

A programação está sujeita a alterações. O público deve confirmar os horários oficiais antes de sair de casa.


Deixe um comentário