Campanha TODOS CONTRA O MOSQUITO

Com todas as atenções da sociedade voltadas ao combate ao coronavírus, podemos estar deixando de lado um inimigo já conhecido: o Aedes aegypti.

E é ai que mora o perigo!

Principalmente, nesta época de chuvas, precisamos redobrar os cuidados, a fim de evitarmos criadouros do mosquito transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika.

O número de casos têm aumentado muito na Capital Baiana e no bairro Canela já possuem diversas pessoas infectadas.

Por isso, a AMOCANELA criou a Campanha de Combate TODOS CONTRA O MOSQUITO e conta com o apoio de toda sociedade civil, a fim de tomar os cuidados necessários com o intuito de evitar criar um foco do mosquito no seu Condomínio, casa ou estabelecimento comercial, fiscalizar  e denunciar.

Campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti(1)

Peça ao seu síndico ou síndica para afixar o cartaz da campanha em seu edifício.

Contamos que todos os moradores do Canela se mantenham vigilantes e observem das janelas de seus edifícios pontos suspeitos que possam ser foco do mosquito. Imagens e informações do locais identificados devem ser enviados para a OUVIDORIA WHATSAPP da AMOCANELA, (71) 98258-9509.

Dengue, Chikungunya e Zika

As três doenças são adquiridas através da picada do mosquito aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue. A única forma de evitar as três doenças é com o combate do mosquito, através da eliminação dos criadouros do mosquito nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Uma tarefa de todos.

SINTOMAS

A Dengue e a Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. Já a Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele e coceira no corpo.

Dengue

O primeiro sintoma da Dengue é a febre alta, entre 39° e 40°C. Tem início repentino e geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Chikungunya

Apresenta sintomas como febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e exantema (erupção na pele). Os sinais costumam durar de 3 a 10 dias.

Zika

Tem como principal sintoma o exantema (erupção na pele) com coceira, febre baixa (ou ausência de febre), olhos vermelhos sem secreção ou coceira, dor nas articulações, dor nos músculos e dor de cabeça. Normalmente os sintomas desaparecem após 3 a 7 dias.

PERIGOS e COMPLICAÇÕES

Dengue A principal complicação é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando a pessoa estiver com Dengue.

Chikungunya A principal complicação é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.

Zika

As complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.

TRATAMENTO

Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas. Evite a automedicação.

Fonte: Site SINDCOMERCIARIOS

Prevenção, Proteção e Cuidados

Nunca é demais lembrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito:

dengue4Prevenção/Proteção

  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

  • Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
  • Não tome qualquer medicamento por conta própria.
  • Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Cuidados dentro das casas e apartamentos

  •  Tampe os tonéis e caixas d’água;
  •  Mantenha as calhas sempre limpas;
  •  Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  •  Mantenha lixeiras bem tampadas;
  •  Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  •  Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  •  Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  •  Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Área externa de casas e condomínios

  •  Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
  •  Limpe ralos e canaletas externas;
  •  Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  •  Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  •  Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Fonte: Site ANS

Estatísticas

Atualizado em 1º de junho de 2020.

Aqui iremos atualizar as informações sobre as denúncias, número de infectados e resultados obtidos com a campanha.

INFECTADOS POR RUA
RUA MORADORES TRABALHADORES
ARAÚJO PINHO 1 2
BASÍLIO DA GAMA 6
CLAÚDIO MANOEL DA COSTA 5
CÔNEGO JOSÉ LORETO 2
DESEMBARGADOR GONÇALVES
DOUTOR AUGUSTO VIANA
DOUTOR CLEMENTE FERREIRA
JOÃO DAS BOTAS
MARECHAL FLORIANO 14 5
MOREIRA DE PINHO
PADRE FEIJÓ 1
PEDRO LESSA 2
SÃO JORGE 3
TREZE DE MAIO
VILA ELISEU 17
VILA FERRARO
VILA PINHO 4
TOTAL 55 7

Peça ao seu síndico ou síndica para divulgar a campanha entre os moradores, identifique pessoas contaminadas em seu edifício ou casa, todas as informações prestadas serão mantidas em sigilo, divulgaremos apenas os números por rua, para que possamos fazer um mapa da infecção e tentarmos identificar possíveis focos.

Além disso, estes dados servirão para chamar a atenção do Poder Público Municipal para a gravidade da situação em nosso bairro.

Imagens e informações dos locais identificados devem ser enviados para a OUVIDORIA WHATSAPP da AMOCANELA, (71) 98258-9509.