Agora é lei! Condomínios já podem realizar assembleias não presenciais

O Projeto de Lei nº 1.179 de 2020, do Senador Antonio Anastasia (PSD-MG), foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado com vetos pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, sendo publicado no Diário Oficial da União no dia 12 de junho de 2020 transformando-se na Lei nº. 14010 de 10 de junho de 2020.

A nova Lei prevê a realização de assembleias condominiais por meios não presenciais.

A AMOCANELA pede desculpas, pois na notícia anteriormente vinculada tinha feito referência ao trecho do Projeto de Lei (Arts. 4º e 5º, sendo que o art. 4º também sofreu veto do Presidente da República) que tratava sobre as assembleias não presenciais das pessoas jurídicas tais como fundações, associações e sociedades empresárias.

Na verdade, o trecho correto da nova lei que trata sobre os condomínios é o disposto no Capítulo III, senão vejamos:

DOS CONDOMÍNIOS EDILÍCIOS 

Art. 11. (VETADO).

Art. 12. A assembleia condominial, inclusive para os fins dos arts. 1.349 e 1.350 do Código Civil, e a respectiva votação poderão ocorrer, em caráter emergencial, até 30 de outubro de 2020, por meios virtuais, caso em que a manifestação de vontade de cada condômino será equiparada, para todos os efeitos jurídicos, à sua assinatura presencial.

Parágrafo único. Não sendo possível a realização de assembleia condominial na forma prevista no caput, os mandatos de síndico vencidos a partir de 20 de março de 2020 ficam prorrogados até 30 de outubro de 2020.

Art. 13. É obrigatória, sob pena de destituição do síndico, a prestação de contas regular de seus atos de administração.

Sendo assim, a partir de agora os síndicos já podem convocar assembleias e realizar votações por meio eletrônico, seja utilizando um aplicativo ou programa de reuniões por videoconferência ou realizando votações através do e-mail habitualmente utilizado pelo condômino para se comunicar com a Administração do Condomínio, ou seja, todos os meios em que seja possível identificar o condômino participante/votante.

Segundo a advogada Patrícia Skianta, “a lei veio numa boa hora e permite ao síndico convocar assembleias e tocar propostas/projetos importantes para o Condomínio mesmo em tempo de pandemia, sobretudo agora que o Prefeito ACM Neto liberou, através do Decreto Nº 32461 DE 01/06/2020, a realização de obras e serviços em áreas comuns.”

Ainda segundo a advogada, “é preciso que o síndico se cerque de todos os cuidados na hora de identificar os votos dos condôminos, é preciso fazer isso de maneira segura, a fim de evitar problemas futuros e até mesmo a anulação da assembleia. Todos os condôminos devem ser convocados e é importante criar um protocolo de como será realizada esta assembleia esclarecendo todas as etapas.”

Quando ao programa ou aplicativo que deverá ser utilizado para a realização da assembleia ela afirma que “como a lei não determina o meio virtual em que deve ser realizada a assembleia, esta decisão fica a cargo do síndico, ou na ausência ou omissão deste um quarto dos condôminos como dispõe o Código Civil. Pode ser usado e-mail, whatsapp, aplicativos de reuniões on-line, tais como Zoom ou Google Meet. É preciso lembrar que a pessoa designada para presidir a assembleia, deverá formalizá-la através de uma ata, como funciona em uma assembleia presencial. Tudo é preciso estar muito bem documentado”.

Além dos Condomínios, todas as pessoas jurídicas de direito privado poderão utilizar esta modalidade não presencial para a realização de assembleias, inclusive empresas e associações.

Vale dizer que, a AMOCANELA já tem previsão em seu estatuto para realização desta modalidade de assembleia desde 2019 em caráter permanente.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s