AMOCANELA participa de Encontro do Conselho Municipal com a SEMOP

A reunião do Conselho Municipal da Subprefeitura Barra/Pituba tem periodicidade mensal e busca sempre contar com a presença de um representante das Secretarias Municipais.

Na última quinta-feira, 23, esteve presente à reunião o Sr. Romar Vilas Boas, representando a Secretaria Municipal da Ordem Pública – SEMOP responsável por planejar, administrar e fiscalizar o comércio em vias e logradouros públicos, administrar os serviços públicos, organizar e manter o serviço de salvamento marítimo, articular as ações voltadas para a defesa do consumidor e acompanhar o planejamento e execução das ações destinadas à manutenção da ordem pública no que concerne ao regular desempenho das competências do Município na gestão da cidade, à prevenção à violência e à proteção do patrimônio público municipal, com as seguintes áreas de competência:

I – fiscalização das atividades em vias e logradouros públicos;

II – polícia administrativa;

III – segurança urbana e prevenção à violência;

IV – articulação com órgãos competentes visando à preservação do bem-estar e segurança dos cidadãos;

V – planejamento das ações municipais na área de sua atuação;

VI – implementação de ações de segurança municipal, em articulação com outras esferas afins, objetivando as ações de prevenção à violência;

VII – defesa do consumidor;

VIII – administração da iluminação pública;

IX – serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;

X – administração de cemitérios públicos e fiscalização dos particulares e dos serviços funerários;

XI – administração e fiscalização de mercados e feiras livres;

XII – segurança de banhistas nas praias, rios e lagos;

XIII – proteção da estética da cidade;

XIV – proteção dos bens, serviços e instalações do Poder Público Municipal.

A AMOCANELA esteve representada pelo Sr. Vinícius Almeida, Conselheiro Municipal e Relações Públicas da associação e pelo Sr. Pedro Araújo, Suplente do Conselho Municipal e Secretário da associação.

IMG-20190523-WA0008

Nesta rodada de discussões a AMOCANELA reforçou a necessidade de instalação de lixeiras públicas no bairro, pleito este formulado e reiterado desde 2018 com o lançamento do Programa Valoriza Canela – O bairro Limpo é responsabilidade de todos, bem como reiterou o reforço na iluminação pública e troca das lâmpadas atuais (brancas) por LED (mais econômica e eficiente).

Ainda na pauta de questões apresentadas pela AMOCANELA, esta a relacionada aos vendedores ambulantes.

No ofício entregue ao Sr. Romar Vilas Boas a AMOCANELA afirma que:

A população do Canela se sensibiliza com a condição dessas pessoas que buscam no mercado informal uma forma de sustento próprio e de sua família. No entanto, a situação dos vendedores ambulantes no bairro saiu totalmente do controle e o número cada vez mais crescente de vendedores ocupando as ruas e os passeios do bairro é alarmante. As pessoas praticamente não conseguem mais andar nos passeios sem precisar desviar para o meio da rua, pois eles ocupam de forma desordenada as poucas áreas da via de pedestres que temos disponíveis.

Não obstante o número cada vez mais crescente de ambulantes, há também o aumento do tamanho das próprias barracas por eles utilizadas, os pedestres precisam desviar pelo meio da rua durante o dia, arriscando suas vidas, isto sem falar na deficiência das próprias calçadas e das bancas que já ocupam grande parte do estreito passeio.

Ao final da reunião, o representante da SEMOP encerrou afirmando que levaria todos os pleitos ao Secretário, Sr. Felipe Lucas, para que ele apresente uma resposta, preferencialmente, com uma solução aos problemas apresentados.

Você tem algum elogio, queixa, crítica ou sugestão? Escreva para nós.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s