O atual Governo do Estado da Bahia decidiu pela retirada da DEFENSORIA PÚBLICA e da DIVAST da área pública onde se localizam dois edifícios históricos – R. Pedro Lessa, 123 – Canela, Salvador – BA, 40110-050 e Av. Araújo Pinho, 123 – Canela, Salvador – BA, 40110-040.
A área é patrimônio público e como tal é preciso, antes de mais nada, o Governo do Estado dialogar com a população, com as entidades representativas, antes de dar destinação diversa ao bem, sobretudo se a intenção for aliena-lo à iniciativa privada, uma vez que o bairro já sofre com a absoluta falta de planejamento urbano.
De modo que, a AMOCANELA oficiou ao Governo do Estado da Bahia solicitando esclarecimentos a cerca da destinação dos mencionados edifícios históricos com a retirada dos órgãos públicos da área.
Além disso, encaminhou ofício ao Ministério Público, IPHAN, IPAC, FGM e outras pessoas e entidades governamentais com a intenção de avaliar a condição destes imóveis e a possibilidade de tombamento.
O Patrimônio Cultural deve ser valorizado por todos e sua proteção deve ser pensada para e pelos sujeitos que detém o conhecimento. A sensibilização e conscientização do porquê e como preservar deve ser realizada através de políticas públicas que envolvam as comunidades e os agentes que se relacionam com os bens portadores da memória coletiva e da identidade cultural dos diversos grupos sociais.
Para preservar o nosso patrimônio, a Constituição Federal Brasileira afirma que o Poder Público, com a colaboração da comunidade, deve promover e proteger o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.
A preservação do patrimônio cultural, histórico e arquitetônico do bairro Canela está incluído no rol de atribuições da associação.
Excelente iniciativa da AMOCANELA! É importante essa divulgação para qe a população esteja atenta e possa se mobilizar!
Contemos com todos! Podem contar comigo!
CurtirCurtir