No dia 17 de outubro (quinta-feira), foi realizado o 2º Encontro de Síndicos com a Polícia Militar do 18º Batalhão.
Estiveram presentes no Encontro que aconteceu no salão de eventos do Restaurante Garagem, o Comandante do 18º BPM, Tenente Coronel Albuquerque, o Capitão Leandro Lopes e o Tenente Luís Carlos.
Diferente do primeiro encontro ocorrido em maio deste ano, em que o então Comandante, TC Arnaldo Neto, fez uma palestra expositiva ao tratar sobre o tema de vigilância participativa, o baixo quantitativo de pessoal para cobertura da área do 18º BPM que abrange além do do Canela, o Campo Grande, Garcia e Centro Histórico e apresentou o mapa da violência, neste encontro o atual Comandante oportunizou a fala aos presentes para conhecer as questões e as demandas do bairro na área da segurança.
O Comando da PM se mostrou aberto ao diálogo colheu as sugestões dos presentes e se prontificou a acatá-las, sobretudo no que diz respeito aos horários mais críticos em que o policiamento deve ser intensificado.
Como sugestões, mais uma vez a Polícia convocou os condomínios a instalarem em suas centrais de monitoramento câmeras voltadas para as ruas com monitoramento remoto via internet.
Também foi sugerida a aquisição de smartphone com acesso a internet e whatsapp nas guaritas para comunicação direta com a Polícia em caso de ocorrência
Por fim, ratificou o compromisso de realizar o curso de capacitação voltados aos agentes de portaria, cujas inscrições irão se iniciar a partir de amanhã.
O Tenente Luis Carlos afirmou em sua palestra que a segurança pública é dever de todos, inclusive, da sociedade, e que a vigilância participativa é o caminho mais certo de se alcançar o resultado desejado neste campo.
Os moradores também foram convocados a participar ativamente do grupo de segurança.
A moradora-associada Ana Lúcia parabenizou a AMOCANELA pela iniciativa e destacou que foi “Muito importante conhecer a dinâmica de Segurança no nosso bairro, as possibilidades e limitações. As contribuições e sugestões para melhorar o policiamento foram muito enriquecedoras.” e fez votos de que novos encontros como este voltem a acontecer.