AMOCANELA é pioneira em Salvador na execução do Programa de Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva da AMOCANELA surgiu a partir do Programa Valoriza Canela e foi implementada oficialmente em 27 de julho de 2018.

Quase um ano e meio depois, o Programa de Coleta Seletiva permanece ativo e prestando serviço a diversos Condomínios do bairro Canela, fazendo da AMOCANELA a primeira associação de bairro não planejado da cidade a implementar um sistema de coleta de resíduos sólidos para reciclagem.

“Este fato precisa ser motivo de orgulho para o nosso bairro”, afirma o Secretário da AMOCANELA e coordenador do projeto, Pedro Araújo, “afinal, temos o privilégio de fazermos parte de 15% da população brasileira que tem acesso a este tipo de serviço e de contribuir para a preservação do meio ambiente”.

De fato, se você pode separar o material reciclável do lixo orgânico e ter a certeza de que eles vão para o destino correto, você é minoria no Brasil.

Um estudo encomendado pelo Cempre, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, em 2016, mostrou que 85% dos brasileiros ainda não têm acesso a um sistema eficiente de coleta seletiva. De lá para cá, os números estão melhorando, mas precisamos avançar ainda mais.

Segundo dados recentes do IBGE¹, Salvador é 4ª cidade mais populosa do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. No entanto, é a única metrópole, dentre as citadas, que não possui um programa de coleta de resíduos sólidos que beneficie a população.

Não é porque o Poder Público Municipal não tem agido de forma sistemática no que diz respeito à coleta seletiva que a população civil não pode se organizar em busca deste objetivo. A falta de adesão da população é um fator que leva à estagnação do setor, além da falta de recursos dos municípios para implementação do sistema de coleta, segundo Carlos Silva Filho, diretor da Abrelpe, Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais².

Há 04 meses, a AMOCANELA firmou um novo convênio com a CRUN, Cooperativa União, e, desde então, as coletas têm sido realizadas, sem intercorrências, aos sábados de 15 em 15 dias.

IMG-20190909-WA0074

20200104_102239

Coleta realizada no sábado, 04 de janeiro de 2020.

Sendo assim, convidamos você a conhecer mais o programa e a participar ativamente. Nossa torcida é para que o Programa Valoriza Canela gere efeitos permanentes em nosso bairro.

O que você precisa saber sobre a nossa coleta seletiva?

IMG-20191010-WA0044

Quer saber mais? CLIQUE AQUI.

Deixe seu comentário no final da página e ajude-nos a divulga-la.

 

 


Um comentário sobre “AMOCANELA é pioneira em Salvador na execução do Programa de Coleta Seletiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s