Reitoria do IFBA cobra valores abusivos à população

O Departamento de Administração – Depad do Instituto Federal da Bahia – IFBA informou à AMOCANELA que no dia 03 de maio de 2019, o Instituto Federal publicou a Portaria nº 1276 que regulamenta o uso de alguns espaços da Reitoria, dentre os quais o Ginásio Poliesportivo.

O documento, dentre outras providências, regulamenta a cobrança para o uso da quadra poliesportiva, utilizada desde 2017 pela AMOCANELA às sextas-feiras, por meio de um convênio firmado com a instituição, para promover a prática de atividades esportivas gratuitas pela população local.

Segundo a Portaria o valor cobrado para a utilização da quadra é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) a hora.

Segundo fontes internas, a justificativa para a cobrança seria a necessidade de reduzir despesas frente aos cortes promovidos pelo Governo Federal, mas em verdade a Reitoria pretende apenas afastar apenas os usuários externos sem vínculo formal com o Instituto, conforme trecho do documento abaixo:

ifba 2De modo que, a Reitoria do IFBA ao excluir a Associação da bairro do rol de usuários não pagantes presta um desserviço à população e se afasta ainda mais da comunidade, tornando-se um verdadeiro elefante branco na região central do bairro Canela.

Em razão desta medida abusiva, o Baba do Canela foi cancelado por prazo indeterminado. Esperamos que com a substituição do atual Pró-reitor, a Associação possa retomar o diálogo com a instituição.

Procurada, por diversas vezes, a Pró-reitoria nunca respondeu à Associação.

E você leitor, o que achou desta medida do IFBA?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s