A AMOCANELA lançou no mês de maio a Campanha TODOS CONTRA O MOSQUITO com o intuito de chamar a atenção da sociedade civil e Poder Público para o risco de infecção de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika todas provocadas por um único mosquito: o Aedes aegypti.
A campanha além de trazer alertas à população com os cuidados que devem ser adotados no combate ao mosquito com a finalidade de evitar seus criadouros, também convida toda a população a fiscalizar e denunciar locais com suspeita de abrigar focos.
É preciso que todos se mobilizem, sociedade civil organizada, população e entes públicos. Saúde pública é dever, responsabilidade e interesse de todos. Não adianta a população delegar à associação de classe e ao Poder Público o dever de fiscalizar e cuidar, todos nós devemos ajudar, afirmou o Presidente da AMOCANELA, Pedro Araújo.
A AMOCANELA também está distribuindo material impresso e virtual a moradores, condomínios e casas.
Na terça-feira, 26, foi realizado a pedido da AMOCANELA, um mutirão do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ no bairro Canela, foram visitados os campi da UFBA (Nutrição, Belas Artes e Teatro), a Reitoria do IFBA e outros locais, cujos diretores cooperaram liberando antecipadamente a visita dos agentes.

Toda a fiscalização, que foi acompanhada pelo Presidente da AMOCANELA, resultou na identificação e eliminação de diversos focos do mosquitos em praticamente todos os locais visitados.
A Supervisora da Área e Técnica de Zoonoses, Cristiane, afirmou que qualquer pequena poça d’água pode ser suficiente para que o mosquito coloque seus ovos.
Por isso, é preciso eliminar qualquer poça d’água existe na localidade.
As Direções das Escolas de Teatro, Belas Artes e Nutrição informaram que irão adotar as recomendações de controle e vistoria dos seus respectivos campi.
A responsável pelo Departamento de Administração (DEPAD-IFBA), Ana Cláudia, conversou por telefone com a representante da Zoonoses e informou que irá acionar o departamento responsável do Instituto, onde foram identificados diversos focos do mosquito.
A questão urgente, pois em apenas 7 dias o ciclo do mosquito está completo.
CLICO DO MOSQUITO
Fonte: TUA SAÚDE

A fêmea do Aedes põe seus ovos na água parada ou na borda de um local que possa eventualmente ficar molhado.
Ao entrar em contato com a água o ovo se transforma em larva, em apenas 2 ou 3 dias e estas larvas são bastante ativas e movem-se na água, sendo facilmente reconhecidas. Embora o mosquito prefira a água limpa para se reproduzir, ele pode se desenvolver até mesmo na água suja e no esgoto doméstico e se alimenta de protozoários, bactérias e fungos presentes nesta água.
Em cerca de 7 a 10 dias a larva se transforma em pupa e adota uma forma de vírgula e este estágio é mais curto e dura somente 2 dias, até que o mosquito esteja pronto para ‘nascer’.
A pupa se transforma em mosquito e este sai do seu ‘casulo’ e está pronto para voar e precisa se alimentar.
Estas 4 fases podem durar de 5 a 10 dias e quanto maior a tempera no ambiente, mais rápido o mosquito de desenvolve e está pronto para picar. A picada do mosquito Aedes aegypti pode acontecer em qualquer hora do dia, no entanto o mosquito evita o sol forte e ao ar livre, prefere à sombra mas geralmente pica de manhã ou no final da tarde e à noite entre as 7:00 e 10:00h e entre as 16:00 e às 19:00h.
Como combater o mosquito
Existem diversas formas de combater o mosquito e todos podem ajudar nesse combate adotando algumas medidas como:
- Uso de inseticidas que podem ser aplicados nos depósitos de água, ralos e pratos de plantas.
- Evitar o acúmulo de água parada dentro e fora de casa;
- Colocando cloro e tratando da água das piscinas que ficam abertas;
- Limpando e tampando as caixas de água e cisternas;
- Removendo todo o lixo acumulado.
Através de medidas simples como estas é possível interromper o ciclo de vida do Aedes evitando todas as doenças que ele pode causar.
Para saber mais sobre a campanha CLIQUE AQUI.