Equipe da Zoonoses elimina diversos focos do mosquito no bairro Canela

A AMOCANELA lançou no mês de maio a Campanha TODOS CONTRA O MOSQUITO com o intuito de chamar a atenção da sociedade civil e Poder Público para o risco de infecção de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika todas provocadas por um único mosquito: o Aedes aegypti.

A campanha além de trazer alertas à população com os cuidados que devem ser adotados no combate ao mosquito com a finalidade de evitar seus criadouros, também convida toda a população a fiscalizar e denunciar locais com suspeita de abrigar focos.

É preciso que todos se mobilizem, sociedade civil organizada, população e entes públicos. Saúde pública é dever, responsabilidade e interesse de todos. Não adianta a população delegar à associação de classe e ao Poder Público o dever de fiscalizar e cuidar, todos nós devemos ajudar, afirmou o Presidente da AMOCANELA, Pedro Araújo.

A AMOCANELA também está distribuindo material impresso e virtual a moradores, condomínios e casas.

Na terça-feira, 26, foi realizado a pedido da AMOCANELA, um mutirão do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ no bairro Canela, foram visitados os campi da UFBA (Nutrição, Belas Artes e Teatro), a Reitoria do IFBA e outros locais, cujos diretores cooperaram liberando antecipadamente a visita dos agentes.

WhatsApp Image 2020-05-27 at 12.55.59(1)
Equipe do CCZ

 

Toda a fiscalização, que foi acompanhada pelo Presidente da AMOCANELA, resultou na identificação e eliminação de diversos focos do mosquitos em praticamente todos os locais visitados.

WhatsApp Image 2020-05-27 at 12.56.00

A Supervisora da Área e Técnica de Zoonoses, Cristiane, afirmou que qualquer pequena poça d’água pode ser suficiente para que o mosquito coloque seus ovos.

Por isso, é preciso eliminar qualquer poça d’água existe na localidade.

As Direções das Escolas de Teatro, Belas Artes e Nutrição informaram que irão adotar as recomendações de controle e vistoria dos seus respectivos campi.

A responsável pelo Departamento de Administração (DEPAD-IFBA), Ana Cláudia, conversou por telefone com a representante da Zoonoses e informou que irá acionar o departamento responsável do Instituto, onde foram identificados diversos focos do mosquito.

A questão urgente, pois em apenas 7 dias o ciclo do mosquito está completo.

CLICO DO MOSQUITO

Fonte: TUA SAÚDE

ciclo-de-vida-do-aedes-aegypti_20145_l
Em apenas 7 – 10 dias o ciclo do mosquito está completo.

A fêmea do Aedes põe seus ovos na água parada ou na borda de um local que possa eventualmente ficar molhado.

Ao entrar em contato com a água o ovo se transforma em larva, em apenas 2 ou 3 dias e estas larvas são bastante ativas e movem-se na água, sendo facilmente reconhecidas. Embora o mosquito prefira a água limpa para se reproduzir, ele pode se desenvolver até mesmo na água suja e no esgoto doméstico e se alimenta de protozoários, bactérias e fungos presentes nesta água.

Em cerca de 7 a 10 dias a larva se transforma em pupa e adota uma forma de vírgula e este estágio é mais curto e dura somente 2 dias, até que o mosquito esteja pronto para ‘nascer’.

A pupa se transforma em mosquito e este sai do seu ‘casulo’ e está pronto para voar e precisa se alimentar.

Estas 4 fases podem durar de 5 a 10 dias e quanto maior a tempera no ambiente, mais rápido o mosquito de desenvolve e está pronto para picar. A picada do mosquito Aedes aegypti pode acontecer em qualquer hora do dia, no entanto o mosquito evita o sol forte e ao ar livre, prefere à sombra mas geralmente pica de manhã ou no final da tarde e à noite entre as 7:00 e 10:00h e entre as 16:00 e às 19:00h.

Como combater o mosquito

Existem diversas formas de combater o mosquito e todos podem ajudar nesse combate adotando algumas medidas como:

  • Uso de inseticidas que podem ser aplicados nos depósitos de água, ralos e pratos de plantas.
  • Evitar o acúmulo de água parada dentro e fora de casa;
  • Colocando cloro e tratando da água das piscinas que ficam abertas;
  • Limpando e tampando as caixas de água e cisternas;
  • Removendo todo o lixo acumulado.

Através de medidas simples como estas é possível interromper o ciclo de vida do Aedes evitando todas as doenças que ele pode causar.

Para saber mais sobre a campanha CLIQUE AQUI.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s