A AMOCANELA lançou no mês de maio a Campanha TODOS CONTRA O MOSQUITO com o intuito de chamar a atenção da sociedade civil e Poder Público para o risco de infecção de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika todas provocadas por um único mosquito: o Aedes aegypti.
A campanha além de trazer alertas à população com os cuidados que devem ser adotados no combate ao mosquito com a finalidade de evitar seus criadouros, também convida toda a população a fiscalizar e denunciar locais com suspeita de abrigar focos.
É preciso que todos se mobilizem, sociedade civil organizada, população e entes públicos. Saúde pública é dever, responsabilidade e interesse de todos. Não adianta a população delegar à associação de classe e ao Poder Público o dever de fiscalizar e cuidar, todos nós devemos ajudar, afirmou o Presidente da AMOCANELA, Pedro Araújo.
A AMOCANELA também está distribuindo material impresso e virtual a moradores, condomínios e casas.
A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. O inseto coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, sendo essa a razão para ele ser tão frequente em épocas de chuva. Muitos materiais podem se tornar propícios para o desenvolvimento larvas do mosquito. Pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor e também recipientes jogados em lixo descoberto.
Segundo dados obtidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) a chikungunya cresceu 831,4%, somando 159 casos do dia 1º de janeiro até o dia 7 de abril de 2019, contra 1.481 notificações no mesmo período desse ano. Já para dengue e zika, o aumento foi de 323% e 372%, respectivamente.
Já há diversos casos confirmados da doença no bairro Canela e os moradores têm registrado diversas queixas sobre pontos de infestação do mosquito.
Na semana passada, a Zoonoses esteve no bairro,a pedido da AMOCANELA, e identificou diversos focos do mosquito em áreas federais. A Escola de Teatro do UFBA foi um dos locais visitados pela equipe em que foram encontrados focos do mosquito.
Após a solicitação da AMOCANELA, a Diretoria da Escola da Teatro da UFBA início uma serviço para impedir o acumulo de água em uma obra inacabada no campus da Universidade.
O serviço está sendo executado pela Superintendência do Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA – SUMAI, que esta semana continuará realizando novas intervenções no local.
Além disso, a Direção da Escola também informou que está realizando uma operação com a equipe da limpeza, a fim escoar a água da chuva periodicamente e também para apliar água sanitária nos locais em que água costuma acumular.
Contamos que todos os moradores do Canela se mantenham vigilantes e observem das janelas de seus edifícios pontos suspeitos que possam ser foco do mosquito. Imagens e informações do locais identificados devem ser enviados para a OUVIDORIA WHATSAPP da AMOCANELA, (71) 98258-9509.
Quer saber mais acesse a página da campanha CLICANDO AQUI.
Também nunca é demais lembrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito:
Prevenção/Proteção
- Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
- Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
Cuidados
- Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
- Não tome qualquer medicamento por conta própria.
- Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.
Cuidados dentro das casas e apartamentos
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Área externa de casas e condomínios
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
Fonte: Site ANS