Após receber diversas reclamações de moradores do entorno, a AMOCANELA providenciou a instalação de um cercado na árvore localizada na entrada da garagem de carga e descarga do Supermercado Walmart.
A medida faz parte de uma série de ações promovidas pelo Programa Institucional da associação ‘Valoriza Canela‘.
O programa, criado em 2018, tem como objetivo promover uma série de ações focadas no desenvolvimento social e valorização dos espaços públicos do bairro.
Dentre as ações promovidas pelo Programa desde 2018 está a implementação da Coleta Seletiva no bairro.
Além disso, a pedido da AMOCANELA, a LIMPURB instalou diversas papeleiras no Canela, como são chamadas as lixeiras fixadas nos postes de iluminação.
O Programa volta agora em 2020 ainda mais direcionado a executar ações que promovam intervenções diretas em alguns pontos do bairro, como também através de campanhas educativas de conscientização da população local.
Segundo Pedro Araújo, Presidente da AMOCANELA, a Assembleia Geral da associação aprovou esta semana um orçamento próprio para o programa justamente com o objetivo de investir em pequenas ações em favor da valorização dos nossos espaços públicos para isso, afirma ele:
É preciso conscientizar cada vez mais os moradores, condomínios e os comércios locais de que é necessário contribuir e colaborar com a associação, pois uma associação forte e com recursos pode fazer muito pelo nosso bairro sem precisar sempre contar 100% com o Poder Público
Abordada pela AMOCANELA no momento em que depositava o lixo no canteiro da árvore, a moradora da Av. Treze de Maio, Thais, disse que os moradores depositam seus lixos ali, porque a própria Prefeitura fixou diversos cartazes na rua informando que o lixo seria recolhido naquele local.
De fato, mesmo após a instalação do cercado e sinalização indicando que o local não é depósito de lixo, as pessoas continuaram depositando seus resíduos bem embaixo da placa.

Será preciso mais do que intervenções, é preciso conscientização e alinhamento com o Poder Público.
Na segunda-feira, o Presidente da AMOCANELA se reunirá com representantes da LIMPURB para buscar uma solução para o caso.
Questionada, a LIMPURB anteriormente já havia informado que não instala mais containers, pois os vândalos ateiam fogo.