Após mais de três meses suspensa, a Coleta Seletiva voltará a funcionar no dia 25 de julho.
No entanto, por motivo de segurança dos cooperados que atuam neste setor, que exige manipulação direta de resíduos sólidos, e também considerando que o Governo Municipal de Salvador não criou nenhuma política pública de segurança para atuação destes agentes, que exercem uma atividade pública de extrema importância para nossa sociedade e para o meio ambiente, foi desenvolvido um protocolo para garantir a integridade física dos cooperados.
O protocolo criado pela AMOCANELA é simples, mas extremamente importante para garantir a segurança de todos no processo de coleta.
Os Condomínios participantes devem se inteirar das medidas e os síndicos e administradores devem garantir que todos os moradores tomem conhecimento e adotem as mudanças e fiscalizações necessárias para que todos possam estar seguros em todas as cadeias do processo.
A atenção precisa ser redobrada em relação aos itens que NÃO PODEM de maneira nenhuma serem armazenados junto ao material seletivo, tais como MÁSCARAS, LUVAS, REMÉDIOS, SERINGAS e etc.
Lembrando que caso o Condomínio participante não se cerque dos cuidados mínimos para garantir a segurança de todos, a Cooperativa poderá se recusar a retirar a ecobag.
É preciso deixar a portaria previamente ciente de que a Cooperativa irá retirar a ecobag e só irá devolvê-la na próxima coleta. Antes eles simplesmente jogavam o material no caminhão e a devolviam.