AMOCANELA cria ponto de coleta de baterias e pilhas no Canela

A medida faz parte de uma série de ações promovidas pelo Programa Institucional da associação Valoriza Canela.

O Programa “VALORIZA CANELA”, lançado oficialmente em 31 de agosto de 2018, tem como finalidade promover uma série de ações focadas no desenvolvimento social e valorização dos espaços públicos do bairro.

A criação deste ponto de coleta de pilhas e baterias no bairro é mais uma conquista da associação em prol da nossa comunidade e do meio ambiente e é significativa, pois seu lançamento acontece no aniversário de dois anos do Programa Valoriza Canela, afirmou o Presidente da AMOCANELA.

Por que é importante descartar corretamente pilhas e baterias?

A desatenção no descarte de pilhas e baterias pode resultar em diversas complicações, desde contaminação do solo e da água até doenças que podem afetar quem entrar em contato com um local onde esses materiais foram descartados incorretamente.

O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável, – o que significa que ele não se decompõe – pode contaminar o solo.

Por isso, as pilhas e baterias NÃO DEVEM SER DESCARTADAS NO LIXO COMUM e nem na Coleta Seletiva comum.

Algumas práticas podem ajudar a aumentar a vida útil das pilhas. Uma delas é nunca guardá-las em locais expostos ao calor e à umidade. Isso evita o vazamento de seu conteúdo. Além disso, é preferível a utilização de pilhas e baterias recarregáveis, pois têm maior durabilidade. É importante também retirar as pilhas do equipamento se ele for permanecer muito tempo sem uso.

Fonte: IDEC

Como descartar?

Para fazer o descarte de pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazená-las sem misturá-las com outros tipo de materiais, apenas embalá-las em plástico resistente para evitar contato com umidade a fim de evitar vazamentos.

Após embaladas, consulte quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho. E lembre-se: mesmo que a legislação brasileira (Art.33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos) obrigue a empresa fabricante a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, você também é responsável pelo descarte correto, então contribua para um mundo menos poluído e tenha uma pegada mais leve separando suas pilhas e baterias e enviando-as para usinas de reciclagem.

Fonte: eCycle

Os associados à AMOCANELA poderão contar com uma comodidade extra, pois a Associação vai até você para retirar o material e levá-lo a um ponto de descarte.

Basta enviar uma mensagem para o número (71) 98258-9509 solicitando o serviço que iremos agendar dia e horário para retirada do material que deverá seguir as orientações de acondicionamento. Este serviço é exclusivo para associados efetivos e condomínios associados.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s