Uma síndica associada à AMOCanela denunciou, no início da noite de ontem, 25, que dois bandidos tentaram ingressar em seu condomínio utilizando o fardamento da concessionária de energia do Estado – COELBA.
Segundo o relato da síndica, eles se apresentaram na portaria do prédio como agentes autorizados e que iriam realizar um serviço nos quadros e luz e subestação do Edifício. O porteiro informou que eles não poderiam entrar sem uma autorização formal da COELBA requisitando o acesso ao prédio para a realização do serviço.
Ainda segundo o relato, os bandidos foram embora e retornaram 30 minutos depois com um documento dizendo que se não fosse autorizada a entrada dos agentes dentro de dois dias a energia seria cortada.

O porteiro entrou em contato com a síndica que não autorizou a entrada e imediatamente ligou para a COELBA a fim de confirmar a informação. Na concessionária, a informaram que não havia nenhum serviço em aberto vinculado ao CNPJ do Condomínio.
A concessionária de energia elétrica alerta os consumidores para prestarem atenção ao uniforme, crachá de identificação e carro adesivado usado pelos funcionários. Além disso, a empresa afirma que os funcionários fazem trabalhos externos e que, em caso de dúvidas, o cliente deve ligar na concessionária, como fez a síndica associada.
Esta situação deve servir de alerta aos condomínios.
Os síndicos devem orientar bem os seus porteiros a seguir um protocolo de segurança: nunca abrir o portão sem autorização da administração; pedir para que os agentes se identifiquem fornecendo nome completo, nº de um documento de identificação e o nº da matrícula profissional; solicitar um documento requisitando a realização do serviço; entrar em contato com a concessionária para verificar a autenticidade do documento e dos agentes; ao menor sinal de fraude, o melhor a fazer é não liberar o acesso.
Também é muito recomendado registrar o Boletim de Ocorrência através da Delegacia Virtual.