Moradores reclamam da qualidade da obra realizada em ruas do Canela

A operação para manutenção dos pontos críticos das ruas de paralelepípedos Cônego José Loreto e Doutor Clemente Ferreira já foi finalizada e já começa a expor suas deficiências na qualidade da execução do serviço.

Quem transita pelo local, já consegue visualizar o paralelepípedo afundando novamente.

Um dos locais que foram “recuperados”

Tem o que? Uns 15 dias que fizeram esse serviço. Tá tudo afundando outra vez igual das tantas outras vezes, afirmou um morador do local. Serviço mal feito, sem nenhum compromisso com o cidadão. Fazem o que fazem e nós acreditamos que fizeram, completou ele.

Outra moradora do bairro que passou pelo local disse que o trabalho de recompor o paralelepípedo ficou horroroso, apresentando potencial de danos aos automóveis que circulam por aquelas ruas.

Início das obras na Rua Dr Clemente Ferreira

A recuperação da pavimentação de paralelepípedo das Ruas Cônego José Loreto e Doutor Clemente Ferreira era um pleito antigo dos moradores da localidade.

A questão foi tratada oficialmente pela AMOCANELA em 2016, proveniente da 1ª reunião do Grupo de Planejamento de Demandas realizado com os moradores destas ruas naquele ano.

Situação do calçamento na Rua Cônego José Loreto

De lá para cá, a AMOCANELA vinha convocando as autoridades públicas a intervir no sentido de promover a recuperação do calçamento, sempre recebendo um retorno negativo da Subprefeitura, sob o argumento de que a Prefeitura não tinha aparato técnico disponível para realização do serviço, mas que poderia aplicar asfalto.

Ocorre que, muitos moradores das ruas defendiam a manutenção do calçamento pela preservação da memória histórica e afetiva do local.

No início 2019, a associação chegou a solicitar apoio do Governo do Estado através da CONDER – Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia que na ocasião respondeu afirmando que não tinha previsão para realização de qualquer serviço na região.

Em abril de 2019, a AMOCANELA, através do seu Conselheiro Municipal, Vinícius Almeida, reforçou, em reunião do Conselho Municipal com a Subprefeitura Barra/Pituba, sob a gestão atual de Fábio da Mata, o pleito de recuperação das ruas.

Novamente em maio, o pleito foi renovado em uma reunião com o  representante da Secretaria Municipal da Ordem Pública – SEMOP que contou com as presenças do então Secretário da AMOCANELA, Pedro Araújo e Vinícius Almeida, Relações Públicas da AMOCANELA e Conselheiro Municipal.

Na ocasião, o Subprefeito informou que a Subprefeitura funciona como um canal de comunicação entre a sociedade civil e o Governo Municipal e que ele não possui dotação orçamentária para realização de nenhuma obra, mas que encaminha todas as demandas aos órgãos responsáveis e cobra para que sejam realizadas no menor tempo possível. Mencionou também que conversou com o Diretor da Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade – SEMAN sobre o caso.

Foi então que em novembro de 2019 o Vereador Pedro Godinho assumiu a responsabilidade de cooperar com nossa comunidade para a recuperação do calçamento. Desde então, vinha atuando neste sentido.

Em 23 de janeiro de 2020, a AMOCANELA realizou mais uma reunião com o Grupo de Planejamento de Demandas das ruas Cônego José Loreto e Doutor Clemente Ferreira, desta feita, contou a presença do representante de Gabinete do Vereador, Lourival Gomes, que se prontificou a encaminhar a demanda e interceder junto ao Secretário de Obras do Município do Salvador.

A questão ficou paralisada em razão da pandemia e foi retomada em junho, quando a AMOCANELA recebeu a informação do Gabinete do Vereador que a obra seria iniciada entre o final de julho e início de agosto.

Antes mesmo da obra ficar pronta, alguns moradores locais já estavam apontando irregularidades.

Agora que a obra foi supostamente finalizada, é possível perceber com clareza que os pontos que sofreram intervenção já estão afundando novamente.

É lamentável que após tantos anos solicitando reparos no local, a Prefeitura entregue à população local uma obra com uma qualidade tão ruim.

Nosso bairro está praticamente abandonado pelo Poder Público, com poucas exceções como órgãos como a LIMPURB e ZOONOSES, falra iluminação pública de qualidade, pavimentação asfáltica de qualidade, organização dos ambulantes e do trânsito, controle da ação de flanelinhas, requalificação dos passeios públicos.

Enquanto outros bairros vizinhos, como Barra e Corredor da Vitória recebem obras de requalificação faraônicas, nosso bairro sofre para conseguir tapar um buraco na rua e os moradores vivem na penumbra à noite.

Lembrem-se que os cidadãos e cidadãs do Canela são eleitores também e pagam imposto municipais de “bairro nobre”, mas estão longe de receberem tratamento digno.

Execução das obras no início da Rua Dr Clemente Ferreira
Execução das obras na Rua Cônego José Loreto

Eleições Municipais 2020

2020 é ano de eleições para Prefeitos e Vereadores.

Por isso, é preciso ficar atento e conhecer bem as propostas dos candidatos e candidatas ao Governo Municipal de Salvador.

Isto porque, os eleitos, definirão os rumos da Capital baiana pelos próximos quatro anos a partir de 1º de janeiro de 2021.

Independente de afiliação partidária, a AMOCANELA deve se preocupar em orientar os eleitores domiciliados no bairro Canela a votar a favor de candidatos que apresentem e se comprometam com propostas para o nosso bairro.

No início do ano, foi lançada uma Consulta Pública para ouvir você, cidadão eleitor soteropolitano e morador do bairro Canela, com o objetivo de elaborarmos um documento que será enviado aos principais candidatos ao Governo Municipal para que estes se comprometam durante suas campanhas com as proposições ali lançadas.

Em seguida, divulgaremos aqui no site os candidatos que se preocuparam em nos responder, bem assim os compromissos assumidos por cada um deles em favor do nosso bairro.

Dessa maneira, manteremos nossos moradores informados e prontos para fazer a melhor escolha no que tange ao nosso próximo gestor municipal.

Quer participar da pesquisa de opinião? CLIQUE AQUI e responda ao questionário, é muito rápido.

Obs.: A AMOCANELA não apoia políticos ou partidos políticos específicos. A AMOCANELA apoia e cobra propostas e iniciativas governamentais em favor do bairro Canela.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s