Como você avalia a condição e organização dos comerciantes informais no Canela? Resultados da Pesquisa – Parte V

A Diretoria da Associação de Moradores do Bairro Canela – AMOCANELA realizou entre os dias 26 de agosto a 03 de setembro de 2020 uma pesquisa para avaliar a opinião dos respondentes sobre a qualidade da Gestão Municipal e dos Serviços Públicos no bairro Canela.

A pesquisa contou com a participação de 100 respondentes e os dados foram coletados através do site de questionários SurveyMonkey.

Participaram da pesquisa moradores do bairro Canela de mais de 10 ruas e avenidas, sendo as participações mais significativas da Rua Marechal Floriano e Avenida Araújo Pinho, totalizando mais 50% dos respondentes.

Por isso, a partir de hoje a AMOCANELA irá revelar os resultados da pesquisa, cujo principal objetivo é levar a conhecimento da Gestão Municipal a grau de satisfação dos moradores do bairro em relação aos serviços prestados pela Prefeitura de Salvador.

Além disso, é importante destacar que 64% dos respondentes residem em condomínios associados à AMOCANELA, contra 19% que residem em condomínios que não são associados e 17% que não souberam responder.

O 7º item do questionário teve como objetivo responder à seguinte pergunta: Como você avalia a condição e organização dos comerciantes informais no Canela?

Temos então que 1% dos respondentes consideram a condição das condição e organização dos comerciantes informais do bairro excelente 3% ótima, 20% boa, 38% regular, 23% ruim e 15% péssima.

Na parte do questionário dedicada aos comentários livres, os respondentes disseram que a iluminação pública do bairro Canela:

“Por não ter uma área que possa atender a demanda de alguns ,eles acabam sujando muito as ruas e há sempre muita aglomeração de vendedores principalmente próximo a escola de belas artes e teatro”

São responsáveis por grande parte da sujeira excessiva do bairro

Acho que precisa orientação com relação à ocupação das calçadas em detrimento do fluxo dos pedestres

Não há organização. Em algumas ruas( ex. Araújo Pinho) tomam conta da calçada

Deveria padronizar

É só mesmo questão de organização e eles se comprometerem a limpar o local antes de ir embora. Colocar a sujeira em sacos e deixá-la em local apropriado para coleta.osso deveria ser uma regra pra todos os ambulantes. Eles sujam muito a cidade.”

“Nao existe organização. Em alguns locais os ambulantes ocupam toda a calçada, impedindo ou atrapalhando a passagem dos pedestres, principalmente os idosos, que são maioria no bairro.”

“Acho que eles ficam em locais estratégicos, mas é necessária uma política de educação dos mesmos referente à limpeza.”

A AMOCANELA tem um projeto chamado “Ambulante Legal”, cujo objetivo é identificar, cadastrar, capacitar, orientar e organizar os trabalhadores informais do bairro, valorizando suas atividades e aproximando-os da comunidade.

Já identificou-se que grande parte dos comerciantes informais que trabalham no bairro são moradores do próprio bairro, esta informação contribuirá ainda mais para a realização destas iniciativas.

O objetivo do projeto é desenvolver em parceria com o Poder Público e outras instituições, cursos de capacitação e treinamento para aprimorar habilidades de comércio, como atendimento ao cliente, organização financeira, higiene e limpeza.

O projeto ainda não foi executado em razão da pandemia, mas a Diretoria da AMOCANELA pretende dar encaminhamento ao mesmo tão logo superemos esta fase crítica.

Devemos lembrar aos nossos leitores que somos também eleitores. Por isso, lembrem-se de votar em candidatos que tenham promessas concretas com o nosso bairro nestas eleições municipais 2020. Cobrem aos seus candidatos!

E você leitor, o que achou do resultado da pesquisa?

Deixe abaixo seu comentário.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s