Prefeitura recolhe lixo deixado por pessoas em situação de rua no Canela

Após uma solicitação da AMOCANELA, a Prefeitura recolheu ontem, 27, em vários pontos do bairro, lixo deixado por pessoas em situação de rua no Canela.

Em razão da crise econômica acentuada provocada pela pandemia de coronavírus, os moradores do Canela viram, nos últimos tempos, um aumento significativo da população em situação de rua no bairro.

Este é um fenômeno social triste que tem acontecido de norte a sul do Brasil.

Em decorrência deste fator, houve também um aumento da quantidade de lixo e entulho nas ruas do bairro.

Embaixo da marquise do antigo Banco Bradesco já morava em torno de quase dez pessoas. Quando o banco funcionava ali havia uma manutenção diária do espaço. Agora com a saída do banco o volume de lixo ficou evidente.

Pedro Araújo, Presidente da AMOCANELA

Em reunião com representantes da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza – SEMPRE em 2019, se discutiu como a população local poderia colaborar com as pessoas em situação de rua que escolheram o bairro como refúgio para que eles saiam daquela condição e recebam assistência adequada. Na época, a Coordenadora de Abordagem Social, Sulimara Fonseca, e a Técnica de Referência, Adriana Pereira se demonstraram surpresas com o questionamento, pois relataram que em muitas reuniões com representantes locais eles pedem simplesmente “para darem um jeito de tirar essa gente dali”.

Araújo concorda que é preciso ter um olhar humanizado sobre estas populações. Não basta simplesmente querer adotar uma política higienista, é preciso entender quais as demandas destas pessoas e como elas podem e devem ser ajudadas, afirma o Presidente da AMOCANELA.

A SEMPRE, atualmente sob a responsabilidade do Secretario Kiki Bispo, tem feito um excelente trabalho de abordagem através do grupo de Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas).

Apesar da alta demanda de solicitações em toda Salvador, temos sido atendidos quase que imediatamente em todas as nossas demandas. A SEMPRE está realmente atenta em dar assistência a estas populações de rua. E a AMOCANELA também segue atenta, a nossa Diretora Angela Santos, tem acompanhado de perto o caso do Sr . José Reis (Monga), por exemplo.

Pedro Araújo, Presidente da AMOCANELA

A SEMPRE possui um telefone para atendimento emergencial à pessoas que estão na rua em situação de risco, é o número (71) 98643-7231 ou 98643-7225 (funciona até às 19h em dias úteis).

Qualquer cidadão pode ligar e relatar uma situação de maus tratos, emergência médica, crianças em situação de abandono e etc.

Estas pessoas podem ser voluntariamente encaminhadas para os centros de acolhimento localizados em várias regiões da cidade, ao todo são 10 unidades em Salvador, além dos centros de referência.

A orientação é, por mais que nos sintamos motivados a ajudar através da doação direta de roupas e alimentos – esta não é forma correta de ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social -, entre em contato com a equipe de abordagem, eles possuem pessoa qualificado para orientar e buscar encaminhar estas pessoas que, podem ter transtornos mentais ou serem usuários de drogas e precisam de ajuda especializada.

É preciso ajudar, mas ajudar da maneira correta buscando tirar a pessoa em situação de rua daquela condição e tentar lhe garantir um vida mais digna, a ajuda incorreta poderá acabar por perpetuar aquela condição de vulnerabilidade.

Para maiores informações é possível acessar o site da Secretaria CLICANDO AQUI.

Você leitor, se desejar, pode colaborar com informações sobre pessoas em situação de rua que residem de forma permanente no Canela.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s