HemoHupes participa da Semana Nacional do Doador de Sangue com a presença do Hemóvel no Canela entre os dias 23 e 26/11

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo homenagear os doadores de sangue que em um ato de amor, doam para ajudar o próximo, e busca sensibilizar a população para a importância da doação voluntária.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 5% da população seja doador de sangue regular para que os estoques dos hemocentros possam atender confortavelmente as necessidades da população. No entanto, estima-se que apenas de 1,8% a 2,5% da população brasileira seja doador de sangue. Situação que foi agravada desde o início da pandemia quando houve um registro de queda de 40% no número de doações de sangue.

Vídeo Promocional da Campanha

Com o tema “Heróis da vida real. Nosso poder está no sangue”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o Núcleo de Doação de Sangue do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/UFBA-Ebserh) – HemoHupes e a Associação dos Moradores do Canela (AmoCanela) promovem a Semana Nacional do Doador de Sangue no Hupes.

Entre os dias 23 e 26 de novembro, a unidade móvel de coleta – Hemóvel estará no estacionamento da reitoria da UFBA, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no bairro Canela. Os voluntários poderão realizar coleta de sangue e cadastro no banco nacional de doadores de medula óssea.  Para ambos os serviços, não é necessário agendamento prévio, bastando levar RG ou outro documento oficial com foto e aguardar por ordem de chegada o atendimento.

Doação com segurança – É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez em cada ônibus, respeitando o limite do distanciamento social, a triagem clínica do Hemoba é feita fora da unidade móvel, em uma sala ao lado da capela do Hupes, os atendimentos são feitos por ordem de chegada, os espaços comuns são higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção por todos.

Seja um doador – Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s