No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem como objetivo homenagear os doadores de sangue que em um ato de amor, doam para ajudar o próximo, e busca sensibilizar a população para a importância da doação voluntária.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que 5% da população seja doador de sangue regular para que os estoques dos hemocentros possam atender confortavelmente as necessidades da população. No entanto, estima-se que apenas de 1,8% a 2,5% da população brasileira seja doador de sangue. Situação que foi agravada desde o início da pandemia quando houve um registro de queda de 40% no número de doações de sangue.
Com o tema “Heróis da vida real. Nosso poder está no sangue”, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), o Núcleo de Doação de Sangue do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/UFBA-Ebserh) – HemoHupes e a Associação dos Moradores do Canela (AmoCanela) promovem a Semana Nacional do Doador de Sangue no Hupes.
Entre os dias 23 e 26 de novembro, a unidade móvel de coleta – Hemóvel estará no estacionamento da reitoria da UFBA, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no bairro Canela. Os voluntários poderão realizar coleta de sangue e cadastro no banco nacional de doadores de medula óssea. Para ambos os serviços, não é necessário agendamento prévio, bastando levar RG ou outro documento oficial com foto e aguardar por ordem de chegada o atendimento.
Doação com segurança – É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez em cada ônibus, respeitando o limite do distanciamento social, a triagem clínica do Hemoba é feita fora da unidade móvel, em uma sala ao lado da capela do Hupes, os atendimentos são feitos por ordem de chegada, os espaços comuns são higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção por todos.
Seja um doador – Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 kg, idade entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial e original com foto. Os menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos responsáveis legais (pai ou mãe).
