Segurança Privada – Quanto você está disposto a pagar?

A AMOCanela realizou uma Consulta Pública a fim de questionar à população do BAIRRO sobre, primeiramente, se esta é favorável ou contrária à implantação da Segurança Privada humana e eletrônica no bairro Canela a ser prestada por empresa autorizada pelos órgãos competentes e dentro da legalidade. E se favorável, o quanto os participantes da pesquisa estariam dispostos a desembolsar para custear o serviço.

A Consulta, realizada através do sistema de questionários Google Forms, colheu 127 respostas entre 1º de setembro e 05 de outubro de 2021.

De acordo com a pesquisa cerca de 79,5% dos respondentes são favoráveis à contratação de segurança privada humana.

Dentre os respondentes que disseram NÃO à contratação de segurança humana, temos como principais justificativas: Acreditam que empresas de segurança são ou têm envolvimento com milícias; que a segurança pública é dever do Estado e que o custo-benefício não vale a pena.

É preciso destacar que, todas essas justificativas foram debatidas e rechaçadas dentro das Rodadas de debates sobre segurança privada. Não há dados estatísticos ou jornalísticos que indiquem que empresas sérias no ramo de segurança e com anos de atuação e experiência neste tipo de mercado tenham envolvimento com milícias. O que ocorre, muitas vezes é que, na busca de economia financeira, alguns bairros espalhados pelo país acabam caindo na cilada de contratar empresas de procedência duvidosa ou mesmo pessoas físicas que se dizem segurança profissionais.

A AMOCanela somente negociará com empresas sérias e com experiência comprovada no mercado e devidamente autorizadas pela Polícia Federal. Todas estas empresas prestam serviços para grandes corporações e também já para outros bairros nobres de Salvador que nunca relataram uma experiência negativa. De modo que, não há dados ou estatísticas oficiais que indiquem que empresas de segurança possuam envolvimento com milícias armadas.

Já em relação à segunda justificativa em destaque, temos que de fato a segurança pública é dever do Estado, mas também é responsabilidade de toda a sociedade e isto envolve uma série de ações e iniciativas conjuntas. A nossa Constituição Federal diz que “Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Ao contrário do que muitos pensam, a segurança privada não substituirá o papel da segurança pública, a Polícia Militar continuará com o seu papel de garantir a manutenção da lei e da ordem. Em verdade, a segurança privada, possui uma atividade complementar. Ela fará o trabalho da vigilância preventiva e acionará a Polícia Militar quando da ocorrência de um fato criminoso, além de auxiliar a comunidade com outras demandas do dia a dia. E não, não teremos homens armados em nossas ruas, o que é vedado por lei.

Além disso, sabemos que em nosso país saúde e educação também são dever do Estado. No entanto, a maioria de nossas famílias certamente estudaram em escolas ou universidade particulares, sobretudo os mais jovens, e também possuem planos de saúde, todo isso ante a precariedade, salvo exceções, dos serviços prestados pelas instituições públicas. Sendo assim, por qual motivo este argumento é válido apenas no quesito da Segurança Pública, sendo que o valor desembolsado para a contratação de serviço como este será infinitamente menor que uma mensalidade escolar ou de plano de saúde?

Por fim, dentre os respondentes que disseram NÃO à contratação de segurança humana, tiveram aqueles que disseram que o custo-benefício não compensa.

Bem, não é isso que mostra as estatísticas dos bairros de Salvador que decidiram contratar a segurança privada, a exemplo do Cidade Jardim, Horto Florestal, Alto do Parque e outros. Todos são unânimes em relatar que os índices de criminalidade reduziram abruptamente após a contratação da segurança privada e que a população restabeleceu a sensação de segurança e passou a frequentar mais as ruas do bairro.

No Cidade Jardim, por exemplo, a Presidente da Associação de Moradores, Síntia Borges, relatou que quando implantaram a segurança privada no bairro, passaram cerca de 05 meses sem nenhuma intercorrência registrada.

O relatório divulgado do mês de agosto de 2021 no bairro do Candeal apresenta uma estatística zerada de ocorrências, por exemplo.

Nos bairros citados, a média de custeio por unidade habitacional em condomínios é de R$ 50,00 (cinquenta reais) por mês. De modo que, este valor é absolutamente e positivamente viável frente ao imensurável benefício que a contratação poderá trazer para nossa comunidade.

Ainda de acordo com a pesquisa realizada, 87,4% são favoráveis à implantação de sistemas de segurança eletrônica, tais como câmeras de monitoramento, botão de pânico, rádios comunicadores e etc.

Por fim, a pesquisa perguntou aos respondentes que disseram SIM à contratação quanto eles estariam dispostos a custear no caso da implantação da segurança privada. Cerca de 43,3% estaria disposto a custear até 50 reais por mês para ter a segurança privada.

De maneira que, se esta pesquisa espelhar a realidade do nosso bairro, temos que cerca de quase 80% da população local é favorável à contratação da segurança humana, mais de 80% à segurança eletrônica e 65,3% estaria disposto a pagar R$ 50,00/mês para custear o serviço, com estes números a segurança privada é uma realidade viável ao Canela.

É preciso dizer também que, a execução do Projeto de Segurança, já com o orçamento feito, está bem próxima. Para a implementação do projeto, é preciso apoio da nossa comunidade, uma vez que, quem irá custear o Programa de Segurança Privada são os moradores de condomínios associados, casas e o comércio local.

Se você é simpático à ideia, entre em contato conosco, fale com seu síndico e com seus vizinhos.


2 comentários sobre “Segurança Privada – Quanto você está disposto a pagar?

  1. Para uma decisão “do bairro” é necessário um apoio de maio de 50% dos Condomínios e aí vem as perguntas :
    1) quantos Condomínios temos no bairro ?
    2) quantos são associados a AMOCANELA ?
    3) quantos já se manifestaram a contratação da Segurança Privada ?
    As mesmas perguntas são válidas para as empresas estabelecidas incluindo a UNB e Agências Bancárias.
    4) qual o custo total proposto para a segurança do bairro ??

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s