Práticas irregulares podem colocar em risco a coleta seletiva

A AMOCanela possui um Programa de Coleta Seletiva disponível a todos os condomínios associados desde julho de 2018.

De lá para cá, foram muitos os desafios até finalmente conseguirmos implementar um programa funcional e que já faz parte da rotina de muitos moradores do bairro Canela.

Atualmente, a Cooperativa que nos dá suporte é a CRUN comandada pelo Cristiano Alves. Sempre muito atento, com frequência, nos traz relatos de práticas irregulares que podem, inclusive, pôr em risco os agentes de coleta seletiva.

Por isso, é sempre bom usar esses alertas para aprendermos e não repetirmos os mesmos erros.

Na edição de julho de 2021 da Revista AMO, a matéria ‘Sustentabilidade é bem-estar coletivo’ tratou de maneira pormenorizada sobre o programa, trazendo experiências e informações importantíssimas para que possamos zelar pelo meio ambiente de maneira consciente, saudável e com segurança. Vale a pena reler!

Hoje, sem dúvidas, o maior desafio da Coleta Seletiva é a CONSCIENTIZAÇÃO. Pois, apesar de a informação estar acessível a todos, muitos não a buscam da maneira adequada, não leem os informativos e acabam errando e errando feio.

Por isso, vamos apresentar alguns casos ocorridos aqui mesmo em nosso bairro para que este erros nos sirvam de exemplo e não se repitam, ok?

Material Seletivo fora das Bigbags

MATERIAL RECICLÁVEL FORA DAS BIGBAGS

Sim, os condomínios que fazem a coleta seletiva sabem que o material reciclável deve ser colocado dentro das bigbags. Infelizmente, nos deparamos com situações como esta da imagem.

É preciso que a administração do condomínio fiscalize e capacite seu pessoal de limpeza para não permitir que situações como estas ocorram.

Vamos ficar de olho!

MATERIAL RECICLÁVEL NÃO É LIXO!

Acreditem, as pessoas estão jogando material orgânico, também chamado de ‘lixo comum’ dentro das bigbags.

Material reciclável não é lixo, é insumo. O local da reciclagem deve ser um local limpo e livre de conteúdo orgânico.

Os itens enviados para reciclagem devem ser higienizados, isso garante que todo processo seja 100% seguro para todos.

Materiais orgânicos depositados no local da reciclagem gera um problema de saúde coletiva para todos os envolvidos no processo.

No condomínio, pode atrair ratos e insetos, além dos odores indesejados. Ninguém quer isso!

Por isso, mais uma vez, CONSCIENTIZAÇÃO! Síndico(a) ou administrador (a) coloque um comunicado no seu Edifício, passe um circular aos moradores. Conte conosco!

MATERIAIS DE VIDRO SOLTOS

Devemos lembrar que quem coleta os materiais separados são seres humanos e se o material não estiver bem acondicionado e separado pode causar acidentes.

Por isso, é fundamental que garrafas e outros objetivos de vidro sejam separados dos demais materiais armazenados nas bigbags. Afinal, não queremos ver ninguém machucado por aqui, não é mesmo?

Mais uma vez os condomínios devem orientar seus agentes de limpeza a manter o material colocado na bigbag devidamente organizado e limpo.

Agora não tem mais desculpa para fazer errado, não é mesmo?

Aproveitando, que tal relembrarmos o que é e o que não é reciclado pelo nosso Programa?

Ficou mais alguma dúvida? Seu condomínio já faz a coleta seletiva? Não? Quer saber como? E você, quer participar da nossa coleta seletiva? Fale conosco.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s